Energy

Energy

terça-feira, 1 de julho de 2014

O mito da concentração dos recursos petrolíferos

É recorrente ler-se e ouvir-se sobre a dependência mundial face aos países árabes e apontar-se a culpa para a pouca dispersão dos produtos petrolíferos no globo. É esse também o argumento apontado para a maior volatilidade do petróleo face ao carvão, historicamente menos volátil que o crude. Essa ideia prevalece na opinião pública em geral e até em alguns meios na área da energia.

Simplesmente, olhando para os dados da produção das principais fontes de energia primária fóssil – petróleo, carvão e gás natural – a realidade afasta-se um pouco desta concepção.

No caso do gás natural observa-se um domínio da América do Norte e da Eurásia que representavam, em 2012 quase metade da produção mundial.

(Dados para 2012 da US Energy Information Agency)

Por países observa-se EUA e Rússia dominam o panorama mundial cada um com quotas que rondam os 20% da produção mundial sendo que os países que se seguem no ranking apresentam quotas iguais ou inferiores a 5%.

(Dados para 2012 da US Energy Information Agency)

No caso do carvão a região dominante é a Ásia & Oceania com mais de 2/3 (!) da produção mundial.


(Dados para 2012 da US Energy Information Agency)

Por países, a predominância da China é clara com quase metade da produção mundial seguido de EUA e índia. Os restantes países apresentam quotas iguais ou inferiores a 5%.


(Dados para 2012 da US Energy Information Agency)

No caso do crude temos de facto uma predominância do Médio Oriente com quase um 1/3 da produção mundial

(Dados para 2013 da US Energy Information Agency)

Mas, por países, a situação é bem distinta. O país que actualmente lidera a lista de produtores mundiais é a Rússia ligeiramente acima da Arábia Saudita e dos EUA. Nesta lista os países da OPEP só voltam a aparecer a partir do 6º lugar.

(Dados para 2013 da US Energy Information Agency)

Observa-se então que numa desagregação por países, o crude é das fontes primárias de energia melhor distribuídas. E, curiosamente, o combustível com maior índice de concentração é o carvão que,por sua vez, também é o que tem um preço relativamente menos volátil.


Sendo inegável o grande peso dos países do Médio Oriente e o impacto da OPEP na definição do preço do crude, o argumento da concentração da produção numa só região do globo é um mito. Portanto, a haver uma explicação para a dependência do resto do mundo face aos países árabes terá de passar por outros argumentos que irão ser explorados em próximos posts bem como a análise da volatilidade dos preços do carvão e do crude.

Sem comentários:

Enviar um comentário